terça-feira, 28 de junho de 2011

Santo Antônio, o santo casamenteiro

Sua fama de casamenteiro começou por volta de 1790, em Portugal. Em um momento de nervosismo, uma moça pegou a imagem de Santo Antônio e jogou pela janela de sua casa. A imagem acertou a cabeça de um rapaz, que foi atendido pela família da moça. Os dois acabaram se conhecendo, se apaixonaram e casaram.


Seu dia é comemorado em 13 de junho, mas algumas paróquias comemoram o dia de Santo Antônio no dia 13 de todos os meses."Além de missas e de festejos populares que acontecem pelo país, é comum a realização de trezenas, em vez de novenas, por Santo Antônio”. Uma trezena corresponde a 13 dias de oração, que geralmente começa em 1º de junho.





Santo Antônio é o aliado das mulheres que querem casar, no entanto o santo casamenteiro não é muito bem tratado por aquelas que esperam seus “favores”. Pode-se dizer que é o santo mais judiado da paróquia. Ele costuma ser afogado, vendado, colocado de cabeça para baixo e tudo o que se possa imaginar pelas fiéis que desejam um marido.

_Simpatias? Existem muitas, escolhi uma delas pra postar aqui.

Simpatia para saber o nome do futuro marido



Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o quem seráo futuro marido, é preciso escrever os nomes dos “candidatos” em vários papéis. Um dos papeis deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido.

_Será? Ah, não custa nada fazer, né?

Nenhum comentário: